A documentação é o alicerce para soluções de gestão tributária

Johney Laudelino da Silva

Como todo sistema ERP, as soluções fiscais, ou soluções de gestão tributária, necessitam de documentos que deem suporte aos usuários internos e externos dos produtos na implantação e utilização, para mapeamento dos processos das empresas, para entrega das obrigações acessórias ao Fisco e geração de relatórios que auxiliem na tomada de decisões.

Para tanto, é essencial e imprescindível que a documentação técnica seja desenvolvida, revisada e atualizada periodicamente por profissionais especializados.

Conceitualmente, a documentação reuni características de registro histórico de como era determinado processo e como ele foi sendo modificado ao longo do tempo, porém, cada vez mais as empresas e os profissionais buscam objetividade e redução de tempo na execução dos processos, sem perder a qualidade. Por isso mesmo é necessário que os profissionais especializados que atuam com a documentação tenham discernimento e conhecimento teórico aliado à prática para oferecer esta praticidade aos usuários do sistema ERP fiscal-tributário.

Um fato comprovado é que a teoria sem a prática se torna uma informação incompleta e a prática sem a teoria se mostra ser uma simplificação grosseira.

Vai muito além do que apenas pressionar o F1 do teclado para uma “ajuda” pontual. Ter a documentação atualizada faz com que muitos acessos aos suportes destas soluções fiscais não sejam mais necessários, já que acabam complementando um entendimento e terminam por ser um elo entre o plano teórico e o modo operacional.

Desta forma, há uma otimização dos desenvolvedores atuantes da documentação. Estes podem se preocupar e despender suas horas em melhorias contínuas na forma e na essência das informações contidas para correta interpretação e utilização na gestão tributária empresarial.

E nesta linha de atuação e conversão, a empresa curitibana FH Consulting tem buscado cada vez mais lapidar a documentação da sua Solução para Gestão Tributária, o GUEPARDO.

A FH Consulting tem mostrado esta preocupação, em manter documentação fidedigna ao produto que desenvolve, implanta e dá suporte, justamente por possuir uma ferramenta tributária consistente que monta e representa um alicerce às empresas dos diversos ramos de atividade, apoiando e extraindo dados com confiabilidade e segurança, fazendo com que as informações contábeis, tributárias e societárias sejam aplicadas de maneira correta e entregues com exatidão aos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Internamente a FH Consulting está capacitando seus profissionais ampliando seus conhecimentos, consolidando suas técnicas e compartilhando suas experiências práticas na formatação transparente e objetiva da documentação do Guepardo.

Dentro de uma lógica apresentada e com visão alinhada ao produto, a documentação do Guepardo é um dos diferenciais que têm feito grandes organizações empresariais apostar na FH Consulting como prestadora de serviço e parceira, deixando sua marca, valores e missão estampados nos projetos de implantação da Solução para Gestão Tributária, o GUEPARDO.

Apresentando um catálogo de funcionalidades desde a extração dos documentos fiscais até a entrega final das obrigações acessórias, passando por configurações peculiares a cada obrigação acessória, relatório e informação relevante. Com clareza a documentação auxilia na execução dos programas e transações geradoras das informações para o Fisco.

A partir de casos e dúvidas oriundas da prática, é apresentada também uma relação de perguntas e respostas que muitas vezes auxiliam os usuários no dia-a-dia.

E com o aparato dos profissionais do suporte, a documentação, caso ainda gere dúvidas nos usuários, está em constante monitoramento e melhoria, para atender plenamente às necessidades das empresas e seus profissionais.

Recentemente, o GUEPARDO se tornou a única Solução Fiscal a garantir a certificação ABAP add-on Deployment on HANA para atender empresas que adotaram a plataforma SAP HANA. É mais uma prova que a cada dia que passa, o GUEPARDO segue reforçando sua competência, agilidade e compromisso com a Solução de Gestão Tributária.

Às vésperas de participar de mais um SAP Fórum Brasil, a FH Consulting está ampliando seu mercado, com ética e profissionalismo, compreendendo e absorvendo o conceito de negócio dos seus clientes, tornando-se ela mesma, em um alicerce de competência e responsabilidade diante da sociedade em que atua há 15 anos.

Johney Laudelino da Silva – Contador, MBA em Gerência Contábil pelo IBPEX e Especialista da Solução para Gestão Tributária GUEPARDO da empresa FH Consulting em Curitiba-Pr desde Julho 2013.

Sobre a FH – Com 15 anos de mercado, a FH é uma empresa de tecnologia especializada em negócios e soluções em TI. Conta com mais de 100 clientes ativos, aproximadamente 450 colaboradores, seis sedes – Curitiba, Porto Alegre, Joinville, São Paulo, Stuttgart e Madrid. A FH tem atuação em mais de 25 países nos segmentos da indústria, varejo, fashion, utilities, energia, financeiro, farmoquímica, agroindústria e setor público. A companhia é sustentada por quatro unidades de negócio: Consulting, dedicado à venda e implantação dos produtos SAP, Technology – área que desenvolve projetos que preenchem lacunas do mercado fora do ambiente SAP, Outsourcing o suporte online 24 x 7 e Fiscal com expertise em suporte e consultoria fiscal. A empresa é a primeira companhia brasileira a contar com uma das mais importantes certificações em operações de soluções com metodologia, a RUN SAP Operations.

Fonte: Guia dos Contadores